A Seleção Brasileira perdeu para o Peru, por 1 a 0, e foi eliminada da Copa América Centenário ainda na primeira fase da competição continental. A partida foi realizada na noite deste último domingo, 12, no Gillette Stadium, em Foxborough, nos Estados Unidos.
O único gol do confronto foi muito polêmico. Aos 29 minutos, Polo avançou pela direita e cruzou à meia altura para Ruidíaz completar a gol com o antebraço. O lance foi prontamente validado, mas a arbitragem entrou em verdadeira conferência logo em seguida, criando total expectativa no estádio. Após vários minutos, o árbitro Andrés Cunha confirmou o gol que eliminou o Brasil.
Dois lances de pênaltis que não foram marcados pelo árbitro uruguaio, Andrés Cunha irritaram os jogadores brasileiros e peruanos. O Brasil chegou a pedir pênalti em quatro lances do primeiro tempo, mas só em um deles, com Lucas Lima, a reclamação foi mais intensa – até o capitão Miranda cruzou o campo para discutir com o árbitro uruguaio Andrés Cunha. No Peru, um único lance duvidoso também rendeu polêmica quando o ponta-esquerda Flores passou por Gil e acabou calçado por Renato Augusto. O time peruano pediu a marcação da infração, mas novamente o árbitro mandou seguir.
Com o resultado, os peruanos terminaram a primeira fase com sete pontos ganhos na primeira colocação. Já a equipe comandada por Dunga está eliminada do torneio, pois terminou na terceira posição. Atrás dos peruanos e equatorianos.
Na próxima sexta-feira, 17, o Peru, primeiro do grupo B, vai enfrentar a Colômbia, segunda do grupo A, enquanto que o Equador, 2º do A, pegará os Estados Unidos.