Torcedores detidos no último Potiba estão impedidos de assistir ao clássico neste domingo

Reunião com as torcidas organizadas ocorreu na manhã desta sexta-feira (17). Foto: Marcos Garcia/De Fato

Em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, 17, com membros das duas principais torcidas uniformizadas de Potiguar e Baraúnas, o major Maximiliano, informou que os 13 torcedores detidos no último clássico Potiba, ocorrido em 26 de janeiro passado, estão impedidos de assistir ao jogo clássico deste domingo, 19, válido pela 3ª terceira rodada do segundo turno. Segundo o major, dos 13 detidos, nove deles eram menores de idade.

Os representantes das duas torcidas se comprometeram a entregar um cadastro com o nome, endereço e RG até o domingo pela manhã, horas antes do início do maior clássico do interior do Rio Grande do Norte.

Maximiliano pediu aos representantes das organizadas que possam se dirigir ao estádio apenas para promover a festa e não causar tumultos.

“Nós queremos evitar os problemas que ocorreram no último clássico. Por isso que traçamos linhas de ações. Ajustes para esta partida serão feitos. A LDM (Liga Desprotiva Mossoroense) já retirou alguns objetos, como metralhas, e fechou alguns locais no estádio em que torcedores pulavam o muro e adentravam. O nosso trabalho será evitar o confronto das organizadas”, disse o major aos presentes e ainda detalhou que as duas torcidas serão escoltadas na chegada e saída.

“Os policiais vão escoltar os torcedores do ponto de concentração para o estádio e no caminho inverso quando o jogo for encerrado. Eles vão ter de seguir o mesmo itinerário em que colocaram no ofício entregue”, completou.

‘A torcida organizada está eliminando a geração futura de torcedores’

Eduardo Cavalcanti esteve representando o MP na reunião. Foto: Marcos Garcia

A frase acima foi dita pelo representante do Ministério Público presente a reunião, promotor Eduardo Cavalcanti, sobre o comportamento dos uniformizados na principal praça esportiva da cidade.

O promotor ainda sugeriu durante o encontro um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre os pontos discutidos na reunião, como a proibição de torcedores brigões, a realização do cadastro completo e atualizado dos membros destas duas torcidas, entre outros citados.

Ele apoiou a iniciativa de barrar os 13 torcedores que foram detidos na última partida entre os dois clubes mossoroenses no certame estadual.

Torcidas organizadas terão portões exclusivos

Também ficou acordado no encontro que a Liga Desportiva Mossoroense vai disponibilizar quatro portões para a entrada dos torcedores neste domingo. Destes, dois são no lado do Baraúnas e dois no do Potiguar.

Para facilitar o trabalho de fiscalização, por um portão entrará a principal organizada do alvirrubro e em outro a do tricolor. O pedido foi feito por um dos representantes da Império Vermelho e aceita pelas autoridades presentes. A medida visa facilitar a revista dos torcedores organizados.

Efetivo está definido para o clássico

Cerca 150 homens vão realizar o trabalho de policiamento no dia do Potiba na parte interna e externa. Destes, 50 ficaram no interior do Nogueirão para fazer a segurança. O major Maximiliano disse que 25 vão ficar no lado do Leão do Oeste e 25 do lado do Time Macho. Ele ressaltou que a medida também visará impedir o que houve no primeiro jogo entre as equipes, quando torcedores pularam os muros que separa a parte interdita.

Lá eles se enfrentaram e os policiais tiveram dificuldades em separar os brigões. O presidente do Potiguar, Marcos Fernandes, lembrou que a confusão gerou prejuízo para o Potiguar, como a perda do mando de campo – o clube jogou contra o Santa Cruz de portões fechados – .

O major também informou que 40 homens do Batalhão de Choque estarão presentes no estádio para auxiliar no trabalho de revista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s